Horário diário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00 (última entrada 17h30).

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO: Património Inclusivo e Diversificado

A importância das Jornadas Europeias do Património sempre se manifestou na sua capacidade de reunir as pessoas em torno do seu património e da cultura que as envolve. Durante 2021 e no futuro, queremos garantir que isso possa incluir todos na sua diversidade.

O Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães associam-se a esta iniciativa com um conjunto de propostas para os públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas.

Eis as atividades em oferta:

Percurso pelo Monte Latito (Visita Orientada)
Data:
24 de setembro;
Horários: 10h30 e 15h00;
Custo: Gratuito mas sujeito a marcação prévia até às 16h00 do dia 23 de setembro (253 105 568 ou pduques.se@culturanorte.gov.pt);
Através de um percurso pelo Monte Latito, Castelo, Igreja de S. Miguel e Paço dos Duques, vamos reavivar a memória para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração.

Da Vila Alta à Vila Baixa (Roteiro)
Data:
de 24 de setembro a 3 de outubro;
Horário:
das 10h00 às 16h00;
Custo: 1,60€;
Da Vila de Cima à Vila de Baixo é um roteiro que permite ficar a conhecer alguns dos principais marcos da história de Guimarães de uma forma divertida. O percurso começa na Vila de Cima, onde estão alguns monumentos ligados à Fundação da Nacionalidade – Castelo e Igreja de São Miguel de Guimarães – e o Paço dos Duques de Bragança, e termina na Vila de Baixo, onde se encontram as principais praças – Praça de Santiago e Praça da Oliveira – e também o Museu de Alberto Sampaio.

O Afonso e a Constança, Duques de Bragança! (Teatro de Marionetas)
Data: 24 de setembro;
Horários: 14h30 e 15h15;
Custo: Gratuito mas sujeito a marcação prévia até às 16h00 do dia 23 de setembro (253 105 568 ou pduques.se@culturanorte.gov.pt);
Este teatrinho dá a conhecer a Casa Senhorial que D. Afonso mandou construir para aqui viver com a sua segunda mulher, D. Constança de Noronha, de uma forma muito divertida, e com muita animação e cor.

Paço com Música
Data: de 24 de setembro a 3 de outubro;
Horário: das 10h00 às 17h30;
Em algumas das câmaras do Paço (hoje salas de exposição permanente) vai poder ouvir música que lhe será “dada” por alunos do Conservatório de Guimarães.

O Paço por descobrir – um percurso entre frutos e animais (Visita interativa para crianças)
Data:
de 24 de setembro a 3 de outubro;
Horário:
das 10h00 às 17h30;
Nestes anos atípicos, os museus, os seus profissionais e as comunidades foram convidados a criar, a imaginar e partilhar novas práticas de criação de valor, novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, económicos e ambientais que estão por vir. Neste sentido, o Paço dos Duques desenvolveu uma visita interativa online para crianças: “O Paço por Descobrir – um percurso entre frutos e animais”.

À Descoberta do Castelo de Guimarães (Atividade digital para crianças)
Para aceder a esta atividade, basta clicar AQUI!