Monumentos: Aqui nasceu Portugal, mas também aqui Portugal foi crescendo
Castelo de Guimarães
Hoje, o Castelo de Guimarães, fundado pela Condessa Mumadona Dias no séc. X e que foi sofrendo obras nas centúrias seguintes, é um local de visita obrigatória e possui, na sua torre de Menagem, um centro de interpretação sobre o edifício e a sua história.
Percorrer a praça de armas, subir ao adarve e entrar na torre de menagem é mergulhar na História de Portugal.
Igreja de S. Miguel
Fundada na primeira metade do séc. XIII (apesar de continuar a ser associada ao local de batismo do nosso primeiro rei, no séc. XII), é um singelo templo, de paredes nuas, em granito. É uma igreja com as dimensões de uma capela, mas se é pequena em tamanho é grande em simbolismo! Venha conhecê-la!
Paço dos Duques
De poucos para muitos! Começa por ser, no séc. XV, uma imponente residência senhorial, lar de D. Afonso e D. Constança, Duques de Bragança.
Foi, nos séculos XVI a XVIII, votada ao abandono. No séc. XIX é usado como quartel militar. No séc. XX sofre importantes obras de beneficiação.
Em 1959 abre ao público como Museu e Residência Oficial do Presidente da República. Hoje, quando nos visitar, e são quase 500,000 os que nos visitam anualmente, ficará a conhecer alguns dos espaços usados como residência senhorial dos Duques de Bragança no séc. XV, e poderá deleitar-se com uma coleção de objetos de arte, principalmente dos séc. XVII e XVIII.
Estamos seguros que se vai deixar impressionar com a monumentalidade dos espaços e com o encanto e beleza de algumas das peças.
BIBLIOGRAFIA
ALAZET, Jean-Philippe (2005) El Palau dels Reis de Mallorca… fa temps: castell Reial de Perpinyà, Perpinyà: Universitat de Perpinyà.
ALEGRE CARVAJAL, Esther (2003) La Villa ducal de Pastrana, Guadalajara: AACHE.
ALMEIDA, Carlos (2001) História da Arte em Portugal: O Românico, Lisboa: Editorial Presença.
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira e BARROCA, Mário Jorge (2002) História da Arte em Portugal: O Gótico, Lisboa: Editorial Presença.
AMARAL, Diogo Freitas do (2000) D. Afonso Henriques: biografia, Lisboa: Círculo de Leitores.
AZEVEDO, Acácio (1964) Paço dos Duques, Guimarães: Editor Marques de Abreu.
AZEVEDO, Rogério de (1942) Despropósito a Propósito do Paço dos Duques de Guimarães – Epístola ao Sr. Dr. Alfredo Pimenta, Porto: Livraria Fernando Machado & C.ª, Lda.
AZEVEDO, Rogério de (1942) O Paço dos Duques de Guimarães. (Preâmbulo à Memória do Projecto de Restauro), Porto: Marânus.
BANDEIRA, Luís Stubbs Saldanha Monteiro (1993) Glossário armeiro: séculos XI a XIX, Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança.
BARROCA, Mário (2000) “O Século de D. Afonso Henriques”, Guimarães – Mil Anos a Construir Portugal, Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães – Instituto Português de Museus, pp. 26 – 27.
BARROCA, Mário e MONTEIRO, João Gouveia (2000) Pera Guerrejar Armamento Medieval no Espaço Português, Palmela: Câmara Municipal de Palmela.
BARROCA, Mário e LOURENÇO, Paulo B. (2013) O Castelo de Guimarães, Braga: Universidade do Minho.
BARROCA, Mário (2017) No tempo de D. Afonso Henriques: Reflexões sobre o primeiro século português, Porto: CITCEM.
BARROCA, Mário e AMARAL, Luís Carlos (2019) Castelo de Guimarães: livro-guia do Centro Interpretativo, Guimarães: Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães.
BEAUMONT, Maria Alice e DELMARCEL, Guy (1978) Tapeçarias Antigas da Bélgica, Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga.
BRITO, Eduardo (2009) Afonso Primeiro, Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães.
BRITO, Maria Mónica Carrusca Pimenta de (2003) Paço dos Duques de Bragança em Guimarães: metamorfose da imagem na Época Contemporânea, Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro, Universidade de Lisboa: Faculdade de Letras (Exemplar Policopiado).
CARVALHO, Maria João Vilhena e CORREIA, Maria João Pinto (2009) A escultura nos séculos XV a XVII, Vila Nova de Gaia: Fubu Editores.
COELHO, Maria Helena da Cruz (2008) D. João I o que recolheu Boa Memória, Lisboa: Temas e Debates.
COSTA, João Paulo Oliveira (2011) Henrique – O infante que mudou o mundo, Faro: Associação Terras do Infante – DRCA.
CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra (1992) Memórias ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726, Ponte de Lima: Edições Carvalhos de Basto.
CUNHA, Mafalda (1990) Linhagem Parentesco e Poder – A Casa de Bragança – 1384-1483, Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança.
CUNHA, Mafalda (2000) A Casa de Bragança 1560–1640 Práticas Senhoriais e Redes Clientelares, Lisboa: Editorial Estampa.
DAVIDSON, L. C. (1908) Catherine Of Braganza: Infanta of Portugal, and Queen-Consort of England, Whitefish: Kessinger Publishing, LLC.
DGEMN (1937) Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais – O Castelo de Guimarães, n.º 8, Lisboa: Ministério das Obras Públicas e Comunicações.
DGEMN (1940) Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais – A Igreja de S. Miguel do Castelo, n.º 20, Lisboa: Ministério das Obras Públicas e Comunicações.
DGEMN (1949) Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais – Castelos Medievais de Portugal, II Congresso do Centro Europeu para o Estudo dos Castelos, Lisboa: Ministério das Obras Públicas.
DGEMN (1960) Boletim da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais – Paço dos Duques de Bragança, n.º 102, Lisboa: Ministério das Obras Públicas.
DOUROFF, B. A. (S/D) Étains Français des XVII et XVIII siècles, Paris: Editions Charles Massin.
DUARTE, Luís Miguel (2007) Aljubarrota: crónica dos anos da brasa (1383-1389), Matosinhos: QuidNovi.
DURAND, Plilippe (1999) Le Château-Fort, Quintin: Éditions Gisserot.
FERNANDES, Amélia e ABECASIS, Filipa (2005) Tapeçarias Flamengas do Museu de Lamego, Lamego: Instituto Português de Museus.
FERNANDES, José Manuel (2003) Português Suave – Arquitecturas do Estado Novo, Lisboa: IPPAR.
FERNANDES, Isabel Maria (2000) Guimarães – Mil Anos a Construir Portugal, Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães – Instituto Português de Museus.
FERNANDES, Isabel Maria (2011) Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira: História e Património, Guimarães: Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira.
FERNANDES, Isabel Maria (2020) Igreja de S. Miguel do Castelo, Guimarães: Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães.
FERRÃO, Bernardo (1990) Mobiliário português: dos primórdios ao maneirismo, Porto: Lello & Irmão Editores.
FREITAS, Eugénio de Andrea da Cunha e (1964) Os Cinco castelos da Fundação da Casa de Bragança, Porto: Editor Marques de Abreu.
FONTE, Barroso da (1992) Mumadona a fundadora de Guimarães, Braga: Correio do Minho.
FONTE, Barroso da (1994) Paço dos Duques de Bragança, Lisboa – Mafra: Elo – Publicidade e Artes Gráficas.
FONTE, Barroso da (1995) Unidades militares que passaram por Guimarães, Braga: Correio do Minho.
FONTE, Barroso da (2000) O Castelo de Guimarães, Guimarães: Editora Cidade Berço.
FONTE, Barroso da (2007) Aspectos Menos Conhecidos do Paço dos Duques de Bragança, Guimarães: Editora Cidade Berço.
FONTE, Barroso da (2007) Igreja de S. Miguel do Castelo, Guimarães: Editora Cidade Berço.
FREITAS, Eugénio de Andrea da Cunha e (1964) Os cinco castelos da fundação da casa de Bragança, Porto: Marques Abreu editor.
GODINHO, Isabel da Silveira (2003) Um olhar sobre o Palácio, Lisboa: IPPAR.
GOMES, Saul António (1985) Porto de Mós Medieval: breves subsídios documentais para o seu conhecimento, Porto de Mós: Câmara Municipal de Porto de Mós.
GOMES, Saul António (2009) D. Afonso V: o Africano, Lisboa: Temas e Debates.
GOULÃO, Maria José (2009) Expressões artísticas do universo medieval, Vila Nova de Gaia: Fubu Editores.
GUIMARÃES, Alfredo (1930) Guimarães Monumental, Porto: Editor Marques de Abreu.
GUIMARÃES, Alfredo (1946) As Armas Brancas do Solar de Pindela, Lisboa: Instituto para a Alta Cultura.
HALLETT, Jessica e PEREIRA, Teresa Pacheco (2007) O tapete oriental em Portugal, Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga.
HALLETT, Jessica e SENOS, Nuno (2018) De todas as partes do mundo: O património do 5.º Duque de Bragança D. Teodósio I, Lisboa: Tinta da China.
HENRIQUES, Ana de Castro (2010) A Invenção da Glória – D. Afonso V e as Tapeçarias de Pastrana, Madrid – Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga e Fundación Carlos de Amberes.
LINO, António (1984) Monografia de Guimarães e seu Termo, Lisboa: Instituto Fontes Pereira de Melo.
LOPES, Carlos da Silva (2004) Estudos de História de Mobiliário, Porto: Universidade Católica Portuguesa.
MARTINS, Miguel Gomes (2019) Castelos: maravilhas de Portugal, Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico.
MATOS, Maria Antónia Pinto (1996) A casa das porcelanas: cerâmica chinesa da Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa, Lisboa: IPM.
MATTOSO, José (2007) D. Afonso Henriques, Lisboa: Temas e Debates.
MEIRELES, Maria José (1994) Carta de foral de Guimarães: estudo codicológico, Guimarães: Sociedade Martins Sarmento.
MONGE, Maria de Jesus (2001) Armaria do Paço Ducal de Vila Viçosa, Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança.
MONTCLOS, Jean-Marie Pérouse de (2014) Les châreaux du Val de Loire, Paris: Éditions Place des Victoire.
MONTEIRO, João Gouveia e COSTA, António Martins (2015) 1415 A Conquista de Ceuta: o relato empolgante da última grande vitória de D. João I, Lisboa: Manuscrito.
OLIVEIRA, Ana Rodrigues (2015) O dia-a-dia em Portugal na Idade Média, Lisboa: A Esfera dos Livros.
OLIVEIRA MARQUES, António Henrique (2010) A sociedade medieval portuguesa: Aspectos de vida quotidiana, Lisboa: A Esfera dos Livros.
PANOUILLÉ, Jean-Pierre (2010) Les Châteaux forts dans la France du Moyen Age, Rennes: Editions Ouest-France.
PASSARIUS, Olivier e CATAFAU, Aymat (2014) Un Palais dans la ville: le palais dês róis de Majorque à Perpignan, Canet: Éditions Trabucaire.
PEREIRA, Paulo (2004) Centro Interpretativo do Paço dos Duques de Bragança – Estudo Preparatório, Guimarães: IPPAR (Exemplar Policopiado).
PEREIRA, Paulo (2008) A Arquitectura Gótica, Vila Nova de Gaia: Fubu Editores.
PERES, Damião (1951) Conquista de Azamor pelo Duque de Bragança D. Jaime, em 1513, Vila Viçosa: Fundação Casa de Bragança.
PIMENTA, Alfredo (1942) Para a História das Relações entre Portugal e a Inglaterra – Dois Documentos Inéditos Publicados e Anotados. Lisboa: Edição do Autor.
PIMENTA, Alfredo (1942) A Propósito do Paço dos Duques em Guimarães, Guimarães: Arquivo Municipal de Guimarães.
PONTE, António (2011) Paço dos Duques de Bragança, Vila do Conde: QN Edição e conteúdos.
QUINA, Maria Antónia e MOREIRA, Rafael (2005) Tapeçarias flamengas do Museu de Lamego, Lamego: Museu Regional de Lamego.
RODRIGUES, Jorge (2008) O modo Românico, Vila Nova de Gaia: Fubu Editores.
RODRIGUES, Jorge Nascimento e DEVEZAS, Tessaleno (2009) Portugal – O Pioneiro da Globalização, A Herança das Descobertas. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico.
RODRÍGUEZ REBOLLO, Ángel e DUEÑAS BERAIZ, Germán (2018) Las hazañas de un rey: tapices flamencos del siglo XV en la Colegiata de Pastrana – historia y armamento. Pastrana: Museo Parroquial de Tapices de Pastrana.
SALAÜN, Mélina (2011) Les plantes du jardin médiéval, Quintin: Éditions Gisserot.
SANDÃO, Artur de (1968) O móvel pintado em Portugal, Barcelos: Livraria Civilização.
SANTOS, Reinaldo dos (1925) As tapeçarias da Tomada de Arzila, Lisboa: Oficinas Gráficas da Biblioteca Nacional.
SERRANO BELINCHÓN, José (2000) Pastrana: iglesia-colegiata y museo, Pastrana: Parroquia de la Asunción.
SERRÃO, Luís (2001) Dinastia de Bragança, Linda-a-Velha: Controljornal Editora.
SERRÃO, Vítor (1993) Josefa d’Óbidos e o tempo do Barroco, Lisboa: IPPC.
SILVA, José Custódio Vieira da (1995) Paços Medievais Portugueses, Lisboa: Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico.
SILVA, Nuno Vassalo e (1995) Artes decorativas na época dos descobrimentos, Vila Nova de Gaia: Fubu Editores.
SOARES, A. M. (1996) Guimarães Património Mundial, Guimarães: Câmara Municipal de Guimarães.
SOMMERVILLE, Donald (1995) Castles, New York: Smithmark.
TEIXEIRA, Fernando José (2000) Convento de S. Francisco, Guimarães, Guimarães: Ordem Terceira de S. Francisco.
TOMÉ, Miguel (2002) Património e Restauro em Portugal (1920-1995), Porto: Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
TRONI, Joana Almeida (2008) Catarina de Bragança (1638-1705), Lisboa: Colibri.
WATKINS, Sarah-Beth (2017) Catarina de Bragança: princesa de Portugal, rainha de Inglaterra, Lisboa: Editorial Presença.
ZELLER, Beatriz Van (2021) Livros de Muitas Cousas: A viagem de D. Afonso, primeiro duque de Bragança, Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança.