Horário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

PD1059

Objeto museológico (PDB)

Besta
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Índia
Data: Século XVI
Material: Madeira, aço, marfim e tendões de animais
Dimensões (cm): comp. 72,5 x larg. 62,5 x alt. 9
Peso: 3130 g
N.º de Inventário: PD1059

A besta é uma arma de tiro usada na idade média que servia para disparar flechas (setas, virotes, virotões, etc.)balas de barro, pedras e bolas de chumbo.

As verdadeiras origens desta arma são controversas, sabe-se porém que o seu uso só se propagou na Europa depois das cruzadas.

Utilizada nas caçadas e batalhas, a besta poderia ser portátil, carregada e manejada por um só homem, a pé ou a cavalo. Contudo, aquelas que o homem não tinha capacidade de suportar, devido ao seu peso, eram colocadas sobre bancos ou cavaletes nas seteiras das muralhas, usadas como arma de defesa.

Entre o século XIV e o século XVI, a besta tinha um alcance considerável (entre 230 e 250 metros de distância) e força suficiente para atravessar a maioria das armaduras da época. Era, no entanto, uma arma de manejo lento.

No século XVI recebeu alguns aperfeiçoamentos e tornou-se uma excelente arma de arremesso, bastante utilizada e chegou a coexistir durante muito tempo com as armas de fogo, que entretanto começaram a aparecer.