Celada
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Alemanha
Data: Século XV
Material: Ferro
Dimensões (cm): Alt. 16; larg. 29; comp. 36,5
Peso: 979 g
N.º de Inventário: PD1094 / MAS 306 / A.G. 17
Celada, em ferro martelado, constituída por duas metades que se unem longitudinalmente num rebordo de reforço da copa. As metades são cravadas por um bordão de grande relevo, orientado para a proteção do crânio.
Este tipo de proteção foi introduzido no Ocidente europeu nos finais do século XIII, em alternativa ao elmo. Sobreviveu ao longo dos séculos XIV, XV e XVI como uma opção de defesa aberta da cabeça, relativamente a outras mais cerradas.
Assumiu formas muito variadas, desde uma configuração de tipo mais arredondado até modelos muito mais pontiagudos, equipados com uma aba larga e oblíqua, tão apta a proteger o rosto e os ombros dos combatentes dos golpes das armas adversárias quanto da água e do sol. Era frequentemente utilizado em combinação com um camal ou uma babeira e achava-se muitas vezes munido de uma correia com fivela, capaz de garantir uma fixação segura na cabeça.
