Horário diário: 10:00 - 18:00

PD1057

Martelo de Armas
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Alemanha
Data: Século XV (GUIMARÃES, A. 1946)
Material: Madeira, aço e ferro
Dimensões (cm): Comp. 54,5; larg. 5,5; alt. 28,2
Peso: 1431 g
N.º de Inventário: PD1057 / MAS 308 / A.G. 19

Martelo de armas cuja cabeça é retangular e que se prolonga até a um longo bico aguçado e ligeiramente encurvado. O cabo de madeira não é o original.

«[Os] martelos de armas […] pertenciam à mesma ‘família funcional’ das maças [armas de choque]. Todavia, só devem ter aparecido em meados do século XIV, combinando um cabo robusto (geralmente cilíndrico e fabricado em ferro ou em aço) com uma cabeça composta por uma barra do mesmo material apresentando, de um dos lados, uma ponta aguçada e, do outro, uma superfície grossa e plana, ambas destinadas a quebrar as defesas corporais do inimigo (L. S. BANDEIRA 1993, p. 134). Segundo alguma iconografia, os martelos de armas seriam manejados com as duas mãos (A. SOLER DER CAMPO 1993, p.58) […].»
João Gouveia Monteiro in PALMELA 1990

Com o desenvolvimento dos elementos de arnês, ante combatentes que envergavam armaduras, os martelos de armas permitiam desferir golpes com maior eficácia do que com as espadas. Comummente, tinham uma cabeça achatada mas, também, um bico aguçado. A cabeça permitia ataques que, por norma, não atravessavam armaduras. Já o bico, que conseguia perfurar elementos de armadura com alguma facilidade, fazia com que a arma se prendesse frequentemente. Isto deixava o atacante exposto até que conseguisse libertar a arma.