Horário diário: 10:00 - 18:00

PD0170

Pote
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Fornos de Jingdezhen, China
Data: 1700-1722 (Dinastia Qing, período Kangxi)
Material: Porcelana
Dimensões (cm): Alt. 46; Ø 28,5
N.º de Inventário: PD0170

Um de dois potes em forma de balaústre, com tampa de encaixe em forma de cúpula e pega em forma de leão sentado, executados ao torno em porcelana branca e pesada. No exterior, com “azul soprado” sobre um vidrado incolor, brilhante e regular, sobre a totalidade da superfície, são visíveis vestígios de uma decoração a ouro que revelam pavilhões e pagodes num dos lados inseridos numa paisagem montanhosa e, no outro, enquadrados por árvores frondosas. No ombro e na tampa tem um friso de enrolamentos de folhas e flores e, na cúpula, vestígios de decoração paisagística integral.

A técnica “azul soprado” consiste em soprar o pigmento azul de cobalto em pó através de uma cana de bambu, envolta na extremidade por uma gaze, sobre a superfície crua da peça, originando tonalidades de azul de aspeto nublado construídas por sobreposições de partículas aglutinadas, podendo apresentar-se com um espectro variável de tonalidades de azul, desde o mais profundo safira, até ao azul ténue acinzentado.

Período Kangxi
O Imperador Kangxi foi um dos mais importantes da história da China. O seu reinado de 61 anos (1662 – 1722) foi o mais longo da história chinesa e consolidou o poder da nova dinastia Qing.

No que diz respeito à produção de porcelanas, o período Kangxi foi, ao mesmo tempo, inovador e continuador de diversas técnicas utilizadas em tempos anteriores. Fez-se um grande investimento no centro de fabrico em Jingdezhen, atingindo-se os três mil fornos.

As técnicas de pintura, que se desenvolveram durante a dinastia Ming, alcançaram um grande refinamento técnico no período Kangxi. A par da produção de porcelana “azul e branco”, é criada a Famille Verte (Família Verde), uma paleta composta por verde, vermelho-ferro, amarelo, roxo, juntando-se mais tarde o esmalte azul (c. 1700).

Este período tornou-se numa era de grande esplendor que se prolongou pelos reinados seguintes.