Prato
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: China
Data: c.1745-1765 (Dinastia Qing, período de Qianlong)
Material: Porcelana
Dimensões (cm): Ø 58,3
N.º de Inventário: PD0054
Prato de poncheira, em porcelana branca, levemente anilada, com recurso a uma decoração de elevada qualidade na qual se faz uso da paleta de esmaltes que caraterizam a família rosa.
No seu conjunto a decoração utilizada na poncheira e no prato aborda o casamento e a felicidade conjugal. O casal de fénix, um dos temas mais populares da gramática decorativa chinesa, simboliza não só a união como um casamento feliz. O macho é o símbolo quer do Imperador quer da felicidade. A fêmea o símbolo quer da Imperatriz quer de graça e virtude. Juntos significam a união e um casamento feliz. Esta ideia é reforçada quer pela existência de pegas, pássaros alusivos aos encontros felizes, quer de patos mandarins, frequentemente pintados aos pares. Ambos encarnam não só a fidelidade como a felicidade conjugal, pois são aves que quando acasalam é para a vida. As garças, que também aparecem representadas, simbolizam a longevidade, parecem reforçar a tónica da longa duração do casamento.
Nas poncheiras servia-se o ponche, uma bebida usual no século XVIII, o qual era frequentemente preparado com uma bebida alcoólica, sumo de frutas e um adoçante, podendo ser servido quente ou frio.