Horário diário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00.

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

PDdep0020

Alegoria aos Vícios e Virtudes
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Desconhecido
Data: Século XIX (?)
Material: Óleo sobre tela
Dimensões (cm): Alt. 91,2; larg. 121,7
N.º de Inventário: PDdep0020

Objeto museológico (Alegoria aos vícios e virtudes)

Sabia que… a palavra Carnaval pode significar “adeus à carne”?

Existem duas explicações para a origem da palavra… Uma considera que a palavra Carnaval provém da expressão latina carne, vale!, que significa “adeus, carne!”… Outra considera que a palavra chegou ao português, por via francesa, do italiano carnevale, derivada de carnelevare, que significa “rejeitar a carne” e que por sua vez se formou do latim carne(m) levare (suspender ou tirar a carne).

Não se conhece verdadeiramente a origem da festa propriamente dita. Uns defendem o culto de Ísis, outros as festas em honra de Dionísio, na Grécia clássica, e outros as festas a Saturno. Os bailes de máscaras foram criados na França, entre os séculos XVI e XVII, mas rapidamente ficaram populares noutros países europeus. Durante o Renascimento, as festas carnavalescas atingiram uma grande popularidade, principalmente na Itália.

Desde o século XI, o Carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, período chamado pela Igreja Católica de Quaresma. Neste sentido, o Carnaval pode simbolizar “adeus à carne” porque se vai entrar num tempo de abstinência da mesma.