Horário: Ver "Informações Especiais Covid-19"

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

PD0205

Objeto museológico (PDB)

Natureza-Morta com Peixes
Autor: Giuseppe Recco
Centro de Fabrico: Desconhecido
Data: Século XVII
Material: Óleo sobre tela
Dimensões (cm): alt. 111,7 x larg. 148,3
N.º de Inventário: PD0205
(Esta pintura foi restaurada com o apoio mecenático do Colégio do Ave, em Guimarães.)

Esta pintura representa uma natureza morta com peixes. Entre os peixes vêem-se três tinas de cobre, uma contendo água e as outras peixes. O artista introduziu outros elementos, tais como folhas de couve, um espeto de ferro que perfura um dos peixes e o céu, sendo este representado em tons escurecidos, remetendo a passagem da cena para o fim de dia. Na representação dos peixes usa uma paleta de cores vivas e luminosas que contrastam com os restantes elementos, permitindo que os animais fiquem em evidência.

Giusseppe Recco nasceu em Nápoles, em 1634. Foi com seu pai, o pintor Giacomo Recco, que aprendeu a pintar, sendo que alguns autores afirmam que terá sido também ensinado por seu tio o pintor Giovanni Battista Recco.

Exerceu a sua arte principalmente em Espanha, sendo a sua obra bastante apreciada. Pintava sobretudo naturezas mortas – cenas de cozinha e de jogos, arranjos de flores, peixes, carnes, frutas. Foi feito Cavaleiro da Ordem de Calatrava pelo Rei de Espanha, Carlos II, em 1667. Faleceu em Alicante, a 29 de maio de 1695.