Horário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

PD0350

Objeto museológico (PDB)

Atril
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Desconhecido
Data: Século XVI
Material: Ferro
Dimensões (cm): alt. 50,3 x larg. 56 x comp. 70,5
N.º de Inventário: PD0350

Este atril é decorado numa das faces com três anjos e na outra, a figura de um bispo. Nas laterais e na aresta superior é ordenado com elementos recortados e vazados, de influência gótica.

O atril é uma suporte, disposto em plano inclinado, onde se coloca um livro aberto para se poder fazer a sua leitura em pé.

Na Idade Média, este género de objetos era somente encontrado em ambientes de caráter religioso, sendo o seu longo ciclo de aplicação demonstrado nos meios eclesiásticos. Nesta época, o verdadeiro centro das representações simbólicas era o religioso, mostrando assim um mundo que girava em volta do seu motor principal: Deus.

É curioso notar que o atril pode agregar elementos móveis ou fixos, o que atesta a evolução das técnicas de construção no final do período Gótico. O seu aspeto peculiar baseia-se na necessidade de conciliar diferentes usos num só objecto, relacionados com o exercício de várias atividades.

Reconhece-se o uso deste objeto desde as primeira basílicas para a leitura da Palavra, no entanto não se conhecem exemplares anteriores ao século XV.