Gravura do 2.º Duque de Bragança, D. Fernando
Autor: Carolus Leoni
Centro de Fabrico: França
Data: Século XVIII
Material: Chapa de cobre e papel
Dimensões (cm): Alt. 35; larg. 61
N.º de Inventário: PD1187
Dom Fernando (1403-1478)
Segundo Joaquim Serrão «[f]oi o mais abastado senhor de Portugal, não havendo casa que se igualasse à sua em património e rendimentos, para o que contribuíram os favores que recebeu de D. Afonso V. Gozou de autoridade nesse reinado, sendo incumbido da regência em 1471, quando o monarca passou ao Norte de África para conquistar Arzila e Tânger».
Filho de D. Afonso e de D. Brites Pereira, morreu em Vila Viçosa a 1 de abril de 1478 onde jaz sepultado no Panteão dos Duques.
Casou em 28 de dezembro de 1429, com Joana de Castro, filha de D. João de Castro.
Esta gravura representa-o em meio corpo, com armadura e elmo. Na mão esquerda segura uma espada e na direita um escudo. No remate inferior da gravura surge o brasão da Casa de Bragança encimado de elmo com coroa e de cabeça de cavalo.
Outrora, a gravura era um auxiliar inseparável dos livros, sendo o único processo passível de ser repetido nas obras escritas. Foi dos veículos globais mais eficazes para que se tomasse conhecimento visual do mundo e dos seus protagonistas. Só com o desenvolvimento da fotografia é que passou a ser relegada para o território do esquecimento, mas continua a ser uma fonte indispensável de conhecimento do passado.