Horário diário: 10:00 - 18:00

Sala de S. Miguel

Sala de S. Miguel

Sala de S. Miguel

Esta sala situa-se num dos torreões do Paço, na ala poente, sendo a dimensão e distribuição das “câmaras” (aposentos) muito semelhante às do torreão destinado aos cómodos privados do Duque de Bragança no século XV. Repare-se que a porta que daqui dá acesso à “Aula” ou “Sala Grande” fica de face para a porta da que era a antecâmara do Duque de Bragança. Não se sabe a quem se destinaria este torreão, mas teria seguramente um uso nobre.

Hoje designa-se “Sala de S. Miguel” dado aqui se encontrar uma escultura de vulto de “S. Miguel Arcanjo”.

Especial destaque merece os dois bargueños aqui expostos. “Bargueño” é a designação atribuída a um móvel de madeira, escritório, possuindo múltiplas gavetas e tampa rebatível que servia como apoio, por exemplo, para se escrever. Parece ter originariamente sido produzido em Bargas (Toledo, Espanha). O bargueño faz vulgarmente conjunto com uma mesa que lhe serve de suporte e ambos são profusamente decorados com folha dourada e policromia.

Aqui se expõem mais duas tapeçarias da série Publius Decius Mus, realizada com base em “cartões” encomendados ao pintor Peter Paul Rubens, sendo os temas tratados “Publius Decius Mus faz-se consagrar em preparação para a morte” e “Publius Decius Mus conta o seu sonho às tropas romanas”. Nela se documenta a história do Cônsul romano Publius Decius Mus, baseada na descrição constante na obra Ab urbe condita do historiador romano Titus Livius. Os cônsules Publius Decius Mus e Titus Manlius chefiam os romanos na guerra contra os latinos (340-338 a.C.), tendo ambos sonhado com um gigante que predizia «que seriam sacrificados aos infernos, o general de um dos exércitos, e o exército oposto, sendo necessário o sacrifício de um dos cônsules para que fosse obtida a derrota do inimigo. Cumprindo um ato de devotio, Decius Mus lança-se para a morte contra o exército Latino na Batalha do Vesúvio» (Maria Antónia Quina).