Horário: Ver "Informações Especiais Covid-19"

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

PD0399

Objeto museológico (PDB)

Conjunto de Guarnição
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Fornos de Jingdezhen, China
Data: Século XVII-XVIII
Material: Porcelana
Dimensões (cm): alt. 52,4 x Ø 27,2
N.º de Inventário: PD0399

O termo guarnição (em francês, garniture-de-cheminée) serve para designar um conjunto de peças cerâmicas, normalmente em número ímpar, usadas para decorar (ou) guarnecer quer as lareiras, pousando-as sobre a prateleira que estas costumavam possuir, quer para encimar os armários ou aparadores de loiça provenientes dos Países Baixos, os quais possuíam um entalhe próprio para pousar este tipo de peças.

Julga-se que as guarnições de porcelana oriundas da China se ficaram a dever a encomendas feitas para o mercado holandês de peças executadas pelos oleiros chineses, mas decoradas com motivos europeus, bem característicos do gosto da época.

A decoração, pintada a azul sob o vidrado, está dividida em oito painéis afrontados, através de cercaduras com enrolamentos de crisântemos e folhas de artemísia contidos entre dois traços azuis, que sublinham a forma octogonal das peças e emolduram os painéis. Estes são preenchidos por ramos de romãzeira, ramos de ameixoeira floridos, peónias arborescentes e ramos de magnólia, todos sobrevoados por aves e/ou insetos.