Horário diário: 10:00 - 18:00

PD0390

Terrina e Travessa
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: China
Data: c.1750-60 (Dinastia Qing, período de Qianlong)
Material: Porcelana
Dimensões (cm): Alt. 19,2; larg. 33,7; Ø 37,5
N.º de Inventário: PD0390

Conjunto de terrina octogonal com tampa e travessa, em porcelana branca. Ambas as peças são pintadas a azul cobalto com motivos relativos à fauna e à flora chinesas – gamo entre arbustos, pinheiros, bambu, ramo de ameixieira florida, peónias. A terrina possui pegas em forma de cabeça de coelho e tampa com botão de preensão em forma de romã.

Provavelmente, a tipologia desta peça terá tido como modelo uma terrina europeia em prata. Para esta época conhece-se documentação que atesta a encomenda, no mercado chinês, de serviços de aparato e com decoração ao gosto europeu, muitas vezes com aposição do brasão do encomendante.

Surgida na China entre os séculos VI e VII, a porcelana é um produto fruto do aperfeiçoamento do grés, obtido graças ao emprego de uma argila plástica, o caulino, queimada a altas temperaturas (+1200 ºC).

Começou a ser produzida na dinastia Tang (618-906), tendo-se desenvolvido intensamente na dinastia Ming (1368-1644) com a descoberta do caulino, atingido a perfeição em meados do Século XIV.