Horário diário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00.

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

PDdep0010

Apresentação do Menino Jesus a São João Batista
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Desconhecido
Data: Século XIX (?)
Material: Óleo sobre tela
Dimensões (cm): Larg. 106,8; alt. 89,8
N.º de Inventário: PDdep0010

De um lado, quase ao centro do quadro está, provavelmente, a família de São João Batista: São Zacarias, Santa Isabel e São João Batista em criança, vestido com túnica escura e uma capa castanha lançada sobre as costas.

A figura central – Santa Isabel – veste túnica de cor malva com um manto cinzento que tapa a cabeça e os ombros. A sua perna direita está fletida – em sinal de respeito – e ampara uma criança de tenra idade que  ergue os braços e une as mãos em oração. Junto do grupo está um cordeirinho, símbolo do Bom Pastor.

Do lado oposto vemos Maria, São José e o Menino Jesus. São José está colocado perto da extremidade do quadro, junto de uma sebe de roseiras, símbolo de Maria. À sua frente, sentada de costas para ele, está a Virgem com os cabelos presos. Segura o Menino, ainda bebé de colo, desnudo, com o cabelo louro rodeado por uma auréola. Apresenta-O a São João e aos pais que o acompanham.

Cobrindo o grupo está uma frondosa árvore carregada de uma fruta semelhante a maçãs, que um anjinho sentado num dos ramos agarra com as mãos, aludindo à missão do Menino Jesus como futuro Redentor.

Objeto museológico (Adoração dos pastores)