Horário diário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00 (última entrada 17h30).

Rua Conde Dom Henrique

4800-412 Guimarães

PDdep0012

Tobias e o Anjo Rafael
Autor: Desconhecido
Centro de Fabrico: Desconhecido
Data: Século XVIII
Material: Óleo sobre tela
Dimensões (cm): Larg. 165; alt. 125,5
N.º de Inventário: PDdep0012

A pintura apresenta uma cena do Antigo Testamento, retirada do Livro de Tobite, pertencente ao Deuteronómio. A imagem descreve o início da jornada de Tobias, que se prepara para partir para uma longa e perigosa viagem a Ragués, na Média. O jovem está a despedir-se dos pais e, em primeiro plano vemos o pai, Tobite, idoso e cego, a abraçar o seu filho Tobias. O rapaz recebe os últimos conselhos de seu pai.

Do lado esquerdo está o arcanjo S. Rafael a iniciar a caminhada e a lançar um breve olhar sobre Ana, mãe de Tobias. Esta está desolada, com as mãos cruzadas no peito, em sinal de dor e tristeza.

Apercebemo-nos que, lá longe, quase a meio da natureza, estão duas figuras minúsculas junto de água. Trata-se de Tobias e do anjo acompanhante. A cena pressagia o que irá acontecer na viagem, quando o jovem, a conselho do anjo, agarra um enorme peixe que o irá atacar e, segundo o texto sagrado, ele irá abri-lo para lhe retirar o fel com que pretende curar a cegueira do pai. Irá aproveitar ainda o coração e o fígado do animal que, queimados sobre o fogo, irão afastar o demónio que possuí Sara, a prima que vai conhecer e com quem irá casar, ainda durante a viagem.

Objeto museológico (Tobias e Anjo Rafael)