Horário diário: Aberto todos os dias

Já está disponível, no Castelo de Guimarães, o projeto “Afonso 360”. É esse o tema de uma película inédita em Portugal, com recursos a novas tecnologias de Imersão, 360º e Realidade Virtual. O lançamento do filme foi no dia 24 de junho, no âmbito das comemorações da Batalha de S. Mamede (1128).

Este projeto pioneiro permite a interação do público com a História e o Património, através de inovadoras ferramentas tecnológicas e com produção totalmente nacional, a partir de locais de visualização instalados no Castelo de Guimarães e onde cada visitante poderá assumir-se como realizador deste filme perante a possibilidade de seleção do respetivo enquadramento.

Trata-se de uma experiência inesquecível que será proporcionada a quem visitar o Castelo de Guimarães pela possibilidade de viver e sentir um pouco da História do nosso país e com recurso a uma nova ferramenta tecnológica que é pioneira em Portugal, numa ligação da história da fundação do país com o futuro, nesta relação com as novas tecnologias e que ajudam a perceber de uma forma espontânea e interativa o dia-a-dia do Castelo de Guimarães no tempo do Rei D. Afonso Henriques ou, até, da origem da Batalha de S. Mamede (1128).

Este projeto está ainda adaptado para pessoas de mobilidade reduzida, possibilitando a visita virtual ao monumento, com recurso a uma plataforma mecânica. O filme adapta-se em constantes metamorfoses e transfigurações fruto da utilização de Realidade Virtual. A realização da película é fiel à história, assente em dados históricos e científicos, deviamente retratada por historiadores e investigadores.

Informações úteis:
Custo: 5€ + Bilhete de entrada ao monumento (a adquirir no Paço dos Duques);
Horário: 10h00 – 18h00 (última entrada às 17h30);
Disponível para maiores de 12 anos.