Horário diário: 10:00 - 18:00

JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO: Património Vivo

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro comemoram-se as Jornadas Europeias do Património 2023 (JEP 2023), este ano subordinadas ao tema Património Vivo. Celebram-se as práticas, os lugares e os objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e que têm sido transmitidos de geração em geração, adaptando-se, recriando-se e ajustando-se às comunidades e grupos em mudança, às paisagens e aos lugares.

O Paço dos Duques de Bragança e o Castelo de Guimarães associam-se a esta iniciativa com um conjunto de propostas para os públicos mais diversos, procurando criar experiências abertas e acolhedoras destinadas a todas as pessoas.

Eis as atividades em oferta:

Visita orientada “Como viviam os Duques no século XV”

Data:
22 e 24 de setembro;
Horários: 10:30 e 15:00;
Custo: Gratuito mas sujeito a marcação prévia até às 16h00 do dia 21 de setembro (número de chamada local 253 105 568 ou pduques.se@culturanorte.gov.pt);
Visita temática que pretende fazer uma viagem no tempo. Procura-se realizar um trajeto pela época medieval, focando-se vários aspetos relacionados com o quotidiano do séc. XV, tais como, os hábitos de alimentação, de higiene, práticas de lazer ou costumes.


Visita orientada “A Música nas coleções do Paço dos Duques”

Data:
23 de setembro;
Horário: 10:30;
Custo: Gratuito mas sujeito a marcação prévia até às 16h00 do dia 21 de setembro (número de chamada local 253 105 568 ou pduques.se@culturanorte.gov.pt);
Percurso temático sobre a iconografia musical existente em algumas das peças das coleções do Paço dos Duques. A visita será guiada pelo musicólogo Eduardo Magalhães.


Baile de Outono “Os Duques Dançam Strauss”

Data:
24 de setembro;
Horário: 16:30;
Custo: Gratuito mas sujeito à lotação do espaço;
Colaboração: Academia de Bailado de Guimarães;
Trajados à época, damas e cavalheiros recriam um Baile de Sociedade do Século XIX.


Visita com apoio de aplicação móvel

Data:
24 de setembro;
Horário: 10:00 – 17:30;
Custo:
Gratuito;
Propomos uma visita ao museu do Paço dos Duques com recurso a novas tecnologias. Terá apenas de usar o seu telemóvel para ler o código QR (que se encontra em todos os espaços visitáveis) para ter acesso à informação sobre as salas e o seu acervo.
Pode ainda aceder ao roteiro disponível em português, inglês, espanhol e francês AQUI.