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MODOS DE VER foi a designação escolhida para dar nome a uma coleção de livros nos quais se abordará o acervo de peças do Paço dos Duques de Bragança, analisado debaixo de um denominador comum.

O primeiro livro versará a Música, quer dando a conhecer os quinze instrumentos musicais representados em dezassete peças do acervo – sete tapeçarias, três pinturas, três contadores, um armário, um baú, uma estante de missal e um pote de porcelana – quer a música contida num «livro de cantochão».

Os quinze instrumentos musicais presentes nas dezassete peças do acervo são a lira/cítara, o alaúde, a guitarra, a viola de arco, o violino, a tíbia, o clarinete, o oboé, o fagote, a flauta, a trompa, a trombeta, o tambor, o tamboril e o tympanon.

O livro, escrito numa linguagem acessível e didática, é composto por 208 páginas e encontra-se profusamente ilustrado com 116 imagens.

É um modo diferente de conhecer o acervo museológico do Paço dos Duques e será seguramente um livro para deleite e fruição de todos os que gostam de Música e do «mundo» que lhe anda associado.

 

EDUARDO MAGALHÃES é licenciado em Educação Musical pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências Históricas Musicais pela Faculdade de Letras de Coimbra com uma dissertação sobre Livros Medievais (de coro) do Museu de Alberto Sampaio (2001). Frequentou Cursos de atualização profissional em Portugal, França e Holanda, direcionados essencialmente para a área da pedagogia musical. Foi formador de professores, na área da pedagogia musical e na área vocal.

É coautor da edição crítica do Passionário Polifónico de Guimarães e autor de Hinos e Marchas Históricas de Guimarães, edições patrocinadas pela Fundação Cidade Guimarães (CEC-2012).

Foi o responsável pela organização e catalogação do património musical inserido no Portal Musicave (musicave.org), um repositório online de vários acervos musicais de instituições vimaranenses.

Atualmente é responsável por uma rubrica de musicologia na Rádio Santiago.

 

SÓNIA DUARTE é doutoranda em História da Arte na FLUL com o projeto «Imagens de música na pintura do tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)» financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (SFRH/BD/118103/2016).

Mestre em Musicologia Histórica (FCSH/NOVA) e mestre em Ensino da Educação Musical (ESE/IPP). Integra o projecto internacional «Musical Iconography and Organology: research and transfer (IconOrg)» da UCM – Universidad Complutense de Madrid (2023-2026).

Em 2018 obteve a bolsa de estudos do Museo Nacional del Prado, em Madrid, no âmbito do projecto «La pintura holandesa en el contexto de las escuelas europeas del siglo XVII» e, em 2021, integrou o projecto internacional «Iconografia Musical y Organologia: contextos, simbologia, instrumentos» também da UCM, onde se dedicou ao estudo das imagens de Santa Cecília (HAR-PGC2018-099669-B-100).

Dedica-se ao estudo da pintura portuguesa e à iconografia musical do século XV ao século XX sendo, neste âmbito, autora de mais de uma centena de artigos, capítulos de livros, comunicações, conferências e cursos. É investigadora do CESEM/NOVA, colabora com o ARTIS/FLUL, consultora para a pintura e a iconografia musical no Museu Nacional da Música e integra a bolsa de especialistas da DGARTES.